A Constelação Familiar foi desenvolvida pelo Teólogo, Psicanalista e Filósofo alemão Bert Hellinger. Suas compreensões a respeito das ordens que atuam nas relações familiares, empresariais e sociais nos levam a um outro olhar sobre a vida, em sua essência e totalidade.
Suas descobertas nos mostram, na prática, que pertencemos a uma Grande Alma, que busca equilíbrio e ordem. A interligação Familiar, é vivenciada em nosso destino como sucesso, alegria e força, mas, muitas vezes também, como problemas de saúde, prosperidade, relacionamentos complicados e sentimentos de tristeza e depressão.
A partir desse olhar mais amplo, podemos unir o que está separado, reconciliar o que aparentemente não havia mais solução.
Todos os temas são voltados para as questões que ainda precisam de Ordem e Amor em nossa própria vida, como:
A Influência transgeracional não está somente identificada no nosso DNA mas também em nosso comportamento, sintomas, crenças e destino. A Família carrega informações que atuam em todos os membros ligados a ela no passado ou presente. Essas informações são importantes a medida que, através de uma constelação, podemos ver que estamos enredados em histórias que causaram exclusões, desequilíbrios de troca ou inversões de hierarquia e, que, essas histórias se repetem afetando as pessoas com doenças, tristeza e muitos outros desequilíbrios. Através do olhar amplo que a Constelação Familiar nos proporciona é possível unir o que estava separado, reconhecer e valorizar o que ainda espera um lugar de respeito e amor.
A Constelação Familiar está inserida no Brasil e no Mundo em diversas áreas como: Área Jurídica, Pedagógica, Terapêutica, Área da Saúde, Social e Empresarial.
Bert Hellinger, nascido em 1925, estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia. Ele trabalhou 16 anos como membro de uma ordem de missionários católicos com os Zulus na África. Depois ele se tornou psicanalista e desenvolveu a sua própria abordagem de Constelação Familiar à partir das experiências com dinâmica de grupos, terapia primal, análise transacional e vários processos de hipnose terapêutica. Hoje em dia seu trabalho é reconhecido no mundo inteiro em vários setores, na psicoterapia, no trabalho de consultoria de organizações e empresas, na educação e na orientação de vida, da alma e no sentido da vida.
Bert Hellinger escreveu 84 livros, traduzidos em 30 idiomas.
O nome original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, “Colocação [Representação] familiar”. O termo “constelação” aqui nada tem a ver com estrelas, astrologia, esoterismo ou similares, mas tem sim uma conotação de uma representação, uma colocação onde os elementos são posicionados numa certa configuração de relações.